Faça o LOGIN e seja mais um MEMBRO...

CONHEÇA O BRASIL DE JESUS...

CONHEÇA O BRASIL DE JESUS...
Click na imagen "BRASIL-TURISMO"

Quem sou eu

Minha foto
Brasilia- DF, Brazil
APENAS UM COLECIONADOR !... DEFINIÇÃO: Telecartofilia designa o ato de colecionar cartões telefônicos. Com o advento da moderna tecnologia dos cartões telefônicos, que substituiu as moedas e, no Brasil, as antigas fichas telefônicas, as pessoas começaram a colecioná-los, separando-os e classificando-os por países, categorias, valores, temas ilustrativos, trocando-os e mesmo comercializando-os. Atualmente, algumas peças alcançam valores expressivos nesse mercado, o que estimula pessoas a colecioná-los como forma de investimento. Entre os fatores que determinam a valorização de determinadas peças encontram-se a tiragem reduzida, uma série específica, defeitos de fabricação, personalidades do momento, eventos esportivos, culturais, etc. A telecartofilia é uma forma de colecionismo em expansão, com um grande número de adeptos. Isso pode ser explicado devido a que os cartões telefônicos são baratos, fáceis de obter e manter, com temas variados e ilustrações atraentes. CONTATOS: katz-cs@hotmail.com ou prkatzenelson@gmail.com

CHEGAMOS A MAIS DE 31 mil acessos e 585 SEGUIDORES !!!

CHEGAMOS A MAIS DE  31 mil acessos e 585 SEGUIDORES !!!
MEU OUTRO BLOG - EU VOU NO ARREBATAMENTO !!! e você ?

Banner...Sejamos PARCEIROS - Cole o código em seu Site ou Blog , e me avise por Email..

sexta-feira, 5 de março de 2010

CURIOSIDADES - sobre Kant


Amigos,

Segue mais um artigo sobre algumas compilações de curiosidades sobre a vida dos filósofos e esse artigo contempla as curiosidades sobre o Kant.

Immanuel Kant, um filósofo alemão, geralmente considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, indiscutivelmente um dos seus pensadores mais influentes do período moderno.

Kant é famoso sobretudo pela elaboração do denominado idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori (aqueles que não vêm da experiência) para a experiência concreta do mundo, os quais seriam de outra forma impossíveis de determinar.

Segue as curiosidades sobre esse grande filósofo:

Kant parou de lecionar em 1796. Alguns, como Fichte, escreveram mostrando que a alegria jovial que durante toda a vida tinha acompanhado o filósofo agora desaparecia. Aos poucos, as capacidades mentais declinaram. O filósofo já não reconhecia os amigos e não conseguia concatenar

raciocínios os mais simples. Morreu em fevereiro de 1804.

O filósofo apreciava a literatura em forma de sátira. Se, por um lado, mostrava pouco interesse pela música, pela pintura, em contrapartida tinha uma profunda simpatia pela poesia. Herder o descreve como um homem jovial que encorajava as pessoas a buscar a verdade.

Foi Heine quem disse que as donas de casa na cidade de Königsberg atualizavam os relógios quando Kant passeava. O filósofo costumava apegar-se à pontualidade. Acordava às 5h00 da manhã e cumpria uma rotina estudada. A disciplina com os horários era uma característica do filósofo.

Ao ver fisicamente Kant, muitos tinham impressão de fragilidade. O filósofo era magro, tinha um pequeno porte, peito e ombros delicados e estreitos. Provavelmente, não fosse uma rigorosa disciplina de vida, que incluía desde horários até a alimentação e o repouso, o filósofo não teria vivido tanto. Médicos e amigos próximos reconheciam tais rigores.

Entre as características do filósofo, a primazia pela ordem, disciplina, repetição. Também evitou os deslocamentos. Talvez tenha sido uma viagem à cidade de Arnsdorf, distante cem quilometros de Königsberg, uma das mais longas em sua vida.

Na época em que Kant era professor, Königsberg era uma cidade com aproximadamente 50 mil habitantes. Era um porto importante para os interesses da Prússia Oriental, contava com uma guarnição militar. A população era constituída basicamente por russos, holandeses, ingleses e polacos. Mesmo tendo as possibilidades de um centro cultural, a cidade tinha um forte traço provinciano que lhe valia piadas, como a feita por Frederico, o Grande. Ele se referiu à cidade como apropriada ao treinamento de ursos, mais do que um palco para as ciências.

O filósofo era reconhecido e apreciado em suas audiências públicas e particulares. J. Hammann mencionou que em geral era necessário estar com uma hora de antecedência no local das aulas de Kant, pois assim se conseguia um lugar.

Antes do reconhecimento público de seus escritos, havia o reconhecimento dos colegas e alunos.

Kant teve problemas com o rei da Prússia, Frederico Guilherme II. Em 1794, um documento real culpava o filósofo por haver torcido ensinamentos essenciais do cristianismo. Foi exigido de Kant que ele não se ocupasse mais publicamente, por escrito ou mesmo falando em suas aulas, de assuntos ligados à religiosidade.

Por aproximadamente 15 anos Kant trabalhou como livre docente. Ou seja, o filósofo ministrava cursos livres que eram custeados diretamente pelos estudantes.

Herder, que fez cursos com Kant, o descreveu da seguinte maneira: as palavras fluíam dos seus lábios, ele tinha graça, humor.

Pensamentos sobre a Verdadeira Avaliação das Coisas Vivas. História Universal da Natureza e Teoria do Céu. Esboço Sumário de Algumas Meditações sobre o Fogo. Os títulos parecem estranhos a muitos alunos que estudam Filosofia, ainda mais quando são informados que o autor é Kant. As obras mostram o grande interesse que Kant nutria pelas ciências, pela matemática, pela física de Newton. Os esquemas de Descartes são emblemáticos em Kant.

Quando morre o pai, Kant passa por dificuldades financeiras e forçosamente deixa os estudos. Para se sustentar, durante quase dez anos torna-se professor particular em residências de famílias abastadas da Prússia Oriental. Kant aprendeu rapidamente os modos da elite de sua época, como conversar, as formalidades de uma nobreza que até então lhe era estranha.

Emanuel perdeu a mãe quando tinha 13 anos. O pai era um homem que pregava a verdade como preceito de vida. Uma porção significativa da austeridade ética de Kant provavelmente veio de seu lar. Escreveria que - nunca teve lugar na casa paterna qualquer coisa que não se adequasse à veracidade e à decência - .

Um pastor, ao observar o menino Emanuel, acha que este apresenta talento para o estudo. Com tal incentivo e uma recomendação, aos 8 anos Kant entra na escola. Ainda que nutrindo gratidão por seus professores, Kant sofreu com os rigores excessivos da escola. Durante muito tempo não faria menção aos ensinos básicos que teve.

O filósofo nasceu em Königsberg, hoje na Polônia, em 1724. Emanuel era o quarto de nove filhos. Seu pai era correeiro. Os pais de Emanuel eram pietistas intensos.

O pietismo surgiu na Alemanha no final do século XVII, na igreja luterana, e foi uma resposta ao dogmatismo religioso da Igreja oficial.

Fonte: BLOG DO NAZARETH

Revistas Filosofia (www.filosofia.com.br)

Paz e Curiosidades Katianas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Conheça os PAÍSES:

Conheça os PAÍSES:
Click na imagen e pesquise: